Com o objectivo de preencher as expectativas dos pacientes em busca de melhor saúde oral e de dentes mais perfeitos, e conscientes da permanente evolução da medicina dentária, a aposta nas especialidades, foi desde a sua fundação em 1990, com o nome inicial de Clínica Dentária D. Afonso Henriques, um dos pontos de maior destaque do Instituto Médico Dentário da Malata.
É a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária; a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou ponte fixa). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebé-la, reabilita-o para mastigar, falar e sorrir. Recebe o nome de “Fixa” porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista a menos que este a corte com o uso de brocas especiais.
A troca de uma restauração metálica por uma estética ou, como dizem os pacientes, “por uma branca”, pode se dar por dois motivos principais: por problemas que envolvem a saúde do dente, como uma fractura da restauração pré-existente ou mesmo por recidiva de cárie (nesse caso, a troca não é discutida e pode, perfeitamente, ser feita uma restauração estética), ou por motivo exclusivamente estético.
Quando a estrutura dental está muito comprometida realizamos as "Inlays/Onlays" de Porcelana que são confeccionadas no laboratório e coladas à estrutura dental remanescente.
A pesquisa e o desenvolvimento da medicina dentária estética trouxeram inúmeras opções de tratamento mais conservadoras. O sucesso das técnicas desenvolvidas recentemente, tais como o branqueamento, trouxe novas perspectivas para o médico dentista, no intuito de indicar o melhor procedimento a ser utilizado, preenchendo assim, as expectativas dos pacientes em busca de dentes mais claros e perfeitos, o que nos dias actuais estabelece um padrão de apresentação pessoal, beleza e saúde. O branqueamento dentário é um “passo” fundamental na reprodução da estética do sorriso. O branqueamento a laser é um dos recursos mais avançados da medicina dentária estética, um meio seguro, rápido (tratamento com duração aprox. de 1 hora) e eficaz para branquear os seus dentes.
Os lasers têm tido um uso crescente na medicina dentária. Nos mais diversos comprimentos de onda, meios activos e potenciais permitem ao operador uma grande opção de utilizações de acordo com as afinidades teciduais específicas para cada laser. A terapia com laser de baixa intensidade (Low Reactive–Level Laser Treatment – LLLT) é utilizado na medicina dentária e está indicado no tratamento de hipersensibilidade dentária, gengivite e herpes, entre outros.
O brilhante foi concebido para satisfazer as necessidades cosméticas dos pacientes mais modernos, tendo em conta os parâmetros da dentisteria adesiva moderna:
O brilhante foi fabricado em cristais de vidro e encontra-se disponível em duas cores (transparente e azul safira) e em dois tamanhos: