Instituto Médico Dentário da Malata
Estética Dental Instituto Dentário Malata

Ortondontia

Ortodontia, melhor opção é um especialista

Ortodontia

A Ortodontia é uma especialidade da medicina dentária que tem por objectivo diagnosticar, prevenir e tratar as irregularidades dento-faciais (“dentes tortos”), que tecnicamente são denominadas Maloclusões. O profissional especializado nesta área é denominado Ortodontista, a sua formação profissional prepara-o para diagnosticar e empregar métodos preventivos bem como instalar aparelhos correctivos, posicionando dentes, lábios e ossos, com a finalidade de atingir boa harmonia facial.

Vários tipos de Aparelhos de correcção:

  • Brackets em metal
  • Brackets em metal por língual
  • Brackets em porcelana
  • Sistema invisível (método quase invisível para corrigir os dentes, utilizando uma série de alinhadores transparentes, removíveis e confortáveis)
Voltar ao topo

Tempo de tratamento Ortodontico

A duração de tempo que precisa de usar aparelho depende do tratamento a ser realizado. Normalmente depende da complexidade das necessidades do tratamento. Agendar uma consulta ortodontica preliminar é a melhor forma de começar. Calcula-se com mais ou menos precisão a duração do tratamento ortodontico do paciente. Porém, podemos concluir que estatisticamente o que mais influencia na variação do tempo do tratamento ortodontico é a cooperação do paciente, a falta às consultas, fraca higiene bucal, perda de Brackets, falta de uso de elásticos, etc., influenciam negativamente no tratamento.

O que acontece se perder alguma consulta:

As consultas são agendadas em intervalos específicos por três importantes razões.

  • Primeiro, consultas regulares, permitem que o Ortodontista veja a posição dos dentes, mude a pressão do aparelho e faça ajustes.
  • Segundo, consultas regulares asseguram que os dentes não se movam demasiado.
  • Finalmente, comparecer nas consultas agendadas pode ajudar a reduzir o tempo de tratamento.

Um outro factor importante durante o tratamento ortodontico é a higiene oral. Manter sempre dentes e aparelho limpos e brilhantes como no dia em que o aparelho foi colocado.
Escovar sempre os dentes após as refeições, usar escovilhão para manter os dentes saudáveis.

Devo escovar os dentes com maior frequência até mesmo na escola?

Sim, o aparelho possui vários lugares onde a comida pode alojar-se. Caso não limpe os dentes e aparelho, a comida aloja-se e pode levar a problemas de dentes e gengivas e na maioria dos casos, ao mau hálito. Portanto uma da regras ao usar aparelho é escovar os dentes após cada refeição, até mesmo na escola. Outra dica importante é enxaguar a boca com água após beber qualquer tipo de bebida adocicada. Além disso, após a escovagem convém verificar os aparelhos, se houver algo solto ou quebrado, deve consultar imediatamente o dentista. Ele ou a assistente diz se é necessário fazer algum reparo para que o tempo do tratamento não seja prejudicado. Deve cooperar com o Ortodontista e seguir as instruções sobre o uso dos elásticos como foi indicado é importante.
As consultas são feitas todos os meses, se assim não for, o tratamento torna-se mais demorado. Afinal o término do tratamento ortodontico pode ser mais curto se tudo for feito conforme as indicações do Ortodontista.

Voltar ao topo

Importante

Branqueamento a Laser

Depois de tirar os aparelhos o Ortodontista prescreve um aparelho de contenção para os dentes. Em geral o aparelho superior é feito em acrílico e garante o alinhamento dentário realizado durante o tratamento, ao longo dos anos. É colocado à noite. No inferior normalmente é colocada uma barra língual de canino a canino. A contenção mantém os dentes na posição correcta depois dos aparelhos serem retirados.

O que acontece se não usar os aparelhos de contenção como deveria?
Se não usar os aparelhos exactamente como o Ortodontista recomenda, os dentes podem começar a ganhar uma posição incorrecta. Não usar a contenção como deveria pode estragar meses de tratamento ortodontico. Só porque os aparelhos foram retirados não significa que terminou o tratamento. Na verdade o Ortodontista será capaz de notar imediatamente se tem havido falhas no uso do aparelho de contenção. Os aparelhos de contenção seguram os dentes na posição correcta e ideal até que o osso e a gengiva se adaptem às mudanças do tratamento. Convém usar a contenção como foi recomendada, garantindo assim os melhoramentos feitos nos dentes durante toda a vida.

Conservação dos dentes:

Os implantes não sacrificam os dentes adjacentes como por exemplo numa ponte porque estes não são mexidos aquando da colocação do implante. Isso implica uma semi-vida maior para os seus dentes naturais.

Confiança:

Os implantes permitem que coma e fale com confiança novamente.

Segurança:

A percentagem de sucesso dos implantes dentários é de cerca de 95% o que faz deles uma excelente opção para tratamento de dentes ausentes.

Voltar ao topo

Novo Sistema Ultra Rápido

Novo sistema "DAMON" é um sistema inovador, que permite deslocações dentárias optimizadas e tempos de tratamento mais reduzidos. Tudo isto graças ao novo sistema de brackets auto-ligante passivo damon, mais pequenos, mais confortáveis e mais rápidos.

Aplica forças reduzidas bio-compátiveis que garante uma fricção reduzida e deslocações dentárias rápidas e simplificadas.

Os sistemas de brackets antigos, requerem elásticos para assegurar o arco, que causam fricção e pressão fazendo com que o tratamento se torne lento e menos confortavel, o sistema de brackets damon, usa um mecanismo deslizante que elimina a fricção tornando o tratamento mais rápido e confortável.

Voltar ao topo
Logotipo da World Wide Design

Copyright 2017 © Instituto Médico Dentário da Malata
Produzido por World Wide Design

Homepage do Instituto Médico Dentário da Malata Estética Dentária do Instituto Médico Dentário da Malata Ortodontia do Instituto Médico Dentário da Malata Implantologia do Instituto Médico Dentário da Malata Acordos do Instituto Médico Dentário da Malata Contactos do Instituto Médico Dentário da Malata Especialidades do Instituto Médico Dentário da Malata