Ortodontia, melhor opção é um especialista
A Ortodontia é uma especialidade da medicina dentária que tem por objectivo diagnosticar, prevenir e tratar as irregularidades dento-faciais (“dentes tortos”), que tecnicamente são denominadas Maloclusões. O profissional especializado nesta área é denominado Ortodontista, a sua formação profissional prepara-o para diagnosticar e empregar métodos preventivos bem como instalar aparelhos correctivos, posicionando dentes, lábios e ossos, com a finalidade de atingir boa harmonia facial.
Vários tipos de Aparelhos de correcção:
A duração de tempo que precisa de usar aparelho depende do tratamento a ser realizado. Normalmente depende da complexidade das necessidades do tratamento. Agendar uma consulta ortodontica preliminar é a melhor forma de começar. Calcula-se com mais ou menos precisão a duração do tratamento ortodontico do paciente. Porém, podemos concluir que estatisticamente o que mais influencia na variação do tempo do tratamento ortodontico é a cooperação do paciente, a falta às consultas, fraca higiene bucal, perda de Brackets, falta de uso de elásticos, etc., influenciam negativamente no tratamento.
O que acontece se perder alguma consulta:
As consultas são agendadas em intervalos específicos por três importantes razões.
Um outro factor importante durante o tratamento ortodontico é a higiene oral. Manter sempre dentes e aparelho limpos e brilhantes como no dia em que o aparelho foi colocado.
Escovar sempre os dentes após as refeições, usar escovilhão para manter os dentes saudáveis.
Devo escovar os dentes com maior frequência até mesmo na escola?
Sim, o aparelho possui vários lugares onde a comida pode alojar-se. Caso não limpe os dentes e aparelho, a comida aloja-se e pode levar a problemas de dentes e gengivas e na maioria dos casos, ao mau hálito. Portanto uma da regras ao usar aparelho é escovar os dentes após cada refeição, até mesmo na escola. Outra dica importante é enxaguar a boca com água após beber qualquer tipo de bebida adocicada.
Além disso, após a escovagem convém verificar os aparelhos, se houver algo solto ou quebrado, deve consultar imediatamente o dentista. Ele ou a assistente diz se é necessário fazer algum reparo para que o tempo do tratamento não seja prejudicado. Deve cooperar com o Ortodontista e seguir as instruções sobre o uso dos elásticos como foi indicado é importante.
As consultas são feitas todos os meses, se assim não for, o tratamento torna-se mais demorado.
Afinal o término do tratamento ortodontico pode ser mais curto se tudo for feito conforme as indicações do Ortodontista.
Depois de tirar os aparelhos o Ortodontista prescreve um aparelho de contenção para os dentes. Em geral o aparelho superior é feito em acrílico e garante o alinhamento dentário realizado durante o tratamento, ao longo dos anos. É colocado à noite. No inferior normalmente é colocada uma barra língual de canino a canino. A contenção mantém os dentes na posição correcta depois dos aparelhos serem retirados.
O que acontece se não usar os aparelhos de contenção como deveria?
Se não usar os aparelhos exactamente como o Ortodontista recomenda, os dentes podem começar a ganhar uma posição incorrecta. Não usar a contenção como deveria pode estragar meses de tratamento ortodontico.
Só porque os aparelhos foram retirados não significa que terminou o tratamento. Na verdade o Ortodontista será capaz de notar imediatamente se tem havido falhas no uso do aparelho de contenção.
Os aparelhos de contenção seguram os dentes na posição correcta e ideal até que o osso e a gengiva se adaptem às mudanças do tratamento. Convém usar a contenção como foi recomendada, garantindo assim os melhoramentos feitos nos dentes durante toda a vida.
Os implantes não sacrificam os dentes adjacentes como por exemplo numa ponte porque estes não são mexidos aquando da colocação do implante. Isso implica uma semi-vida maior para os seus dentes naturais.
Os implantes permitem que coma e fale com confiança novamente.
A percentagem de sucesso dos implantes dentários é de cerca de 95% o que faz deles uma excelente opção para tratamento de dentes ausentes.
Novo sistema "DAMON" é um sistema inovador, que permite deslocações dentárias optimizadas e tempos de tratamento mais reduzidos. Tudo isto graças ao novo sistema de brackets auto-ligante passivo damon, mais pequenos, mais confortáveis e mais rápidos.
Aplica forças reduzidas bio-compátiveis que garante uma fricção reduzida e deslocações dentárias rápidas e simplificadas.
Os sistemas de brackets antigos, requerem elásticos para assegurar o arco, que causam fricção e pressão fazendo com que o tratamento se torne lento e menos confortavel, o sistema de brackets damon, usa um mecanismo deslizante que elimina a fricção tornando o tratamento mais rápido e confortável.