PERIODONTOLOGIA

Cuide da saúde das gengivas e previna a perda de dentes.

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afectam os tecidos que envolvem e suportam os dentes que incluem, para além da gengiva, o osso alveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes firmemente implantados nos maxilares.

Perguntas frequentes :

+ O que são doenças periodontais?

As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: as gengivites e as periodontites.

Nas gengivites há uma inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratadas, com recuperação total dos tecidos.

Nas periodontites há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratadas, podem levar à perda do dente. Geralmente não causam dores, mesmo nos casos mais avançados.

+ É normal que a gengiva sangre?

O sinal que mais precocemente nos avisa da existência de problemas na gengiva é a ocorrência de sangramento gengival espontâneo ou após a escovagem. Uma gengiva que sangra pode apresentar uma gengivite (forma menos grave) ou uma periodontite (forma mais grave).

Em casos particulares, como quando associado à toma de certos medicamentos ou em certas doenças, pode haver uma maior tendência ao sangramento gengival.

+ As doenças periodontais são hereditárias?

Para ter periodontite é necessária a presença de bactérias. No entanto, a gravidade das lesões depende da susceptibilidade individual que é uma característica geneticamente determinada. Tendo em conta que hoje em dia pouco podemos fazer para modificar a predisposição genética, a forma de prevenir e tratar as periodontites é através do controlo da placa bacteriana.

Frequentemente, as pessoas que têm periodontite, sobretudo as formas mais graves, conhecem parentes próximos que também são afectados, o que representa o carácter familiar-hereditário.

+ A escovagem normal é suficiente para prevenir a doença periodontal?

Não. Como a escova não alcança os espaços interdentários, é necessário usar o fio dentário ou os escovilhões interdentários para manter esses espaços livres de placa bacteriana. Contudo, a utilização destes instrumentos, no início, é difícil e morosa, requerendo alguma aprendizagem e prática. Com o ganho de destreza manual é possível passar o fio e/ou o escovilhão em toda a boca em poucos minutos.

Se ao aplicar o fio dentário sentir mau hálito, significa que esse espaço contém bactérias responsáveis pelas alterações da sua gengiva. Esse cheiro será pior quanto mais tempo passar entre cada higienização interdentária.

HORÁRIOS:

Segunda a Sexta-feira: das 9h00 às 20h00
Sábado: das 9h00 às 14h00
Domingo: Encerrado

MORADA:

IMDM
( módulo 1)
Rua Poeta João Brás Lote 1
Loja C2/ C3
Quinta da Malata
8500-720 Portimão

IMDM
(módulo 2)
Rua Poeta João Brás Lote 1
Loja A3
Quinta da Malata
8500-720 Portimão

CONTACTOS:

Telefone: 282 415 239
Chamada para rede fixa nacional

Telemóvel: 961 036 727
Chamada para rede móvel nacional

E-mail: geral@imdm.pt

REDES SOCIAIS: