Alinhadores invisíveis: vantagens e desvantagens.
O que é um alinhador invisível?
Os alinhadores ou aparelhos invisíveis, ou transparentes, constituem atualmente uma das opções mais requisitadas por pessoas em todo o mundo quando o objetivo do tratamento é a correção da posição dos dentes, seja por uma questão estética, seja por uma questão de saúde.
O tratamento ortodôntico com este tipo de aparelho consiste, na verdade, num conjunto de vários alinhadores, confecionados de forma personalizada para um determinado paciente. É a utilização sequencial destes alinhadores, com ligeiras diferenças entre si, que será então responsável pela movimentação progressiva dos dentes até ao resultado final.
O grande destaque do aparelho invisível, quando comparado com os modelos tradicionais, é como o próprio nome indica, a sua transparência que o torna praticamente impercetível, mesmo em relativa proximidade. Tal traduz-se numa enorme vantagem em momentos sociais pois a estética do sorriso mantém e não é alterada como no caso de tratamentos com aparelhos fixos, que recorrem a brackets e arames metálicos. Estes alinhadores são também removíveis, podendo ser retirados em alguns momentos do dia, como durante as refeições e para realizar a higiene oral diária, que assim se torna assim mais facilitada.
Como funcionam?
Esta forma de aparelho invisível removível funciona com forças de pressão, incluídas nos vários alinhadores transparentes, que levam à movimentação dos dentes de forma gradual até que seja atingida a posição pretendida.
Para isso, o paciente terá de trocar os alinhadores periodicamente – semanalmente ou de duas em duas semanas, dependendo do caso – podendo esta substituição ser realizada pelo próprio paciente, em casa. No entanto, devem ser realizadas periodicamente consultas de controlo para garantir que o tratamento decorre dentro do previsto.
Para um tratamento de sucesso, rápido e previsível, o paciente deve usar o aparelho durante, obrigatoriamente 22 horas por dia. Apenas deverá ser removido durante as refeições e para a realização da higiene oral diária. A escovagem e utilização de fio dentário são realizados da mesma forma como se não usasse aparelho e, relativamente aos alinhadores, estes poderão ser também higienizados, fora da boca, de acordo com as recomendações do dentista.
Qual a duração do tratamento com aparelho invisível?
A duração do tratamento vai depender da situação individual de cada pessoa, portanto, esta é uma informação que só pode ser fornecida pelo seu dentista. Dependendo da gravidade do desalinhamento ou do posicionamento dentário o tratamento pode variar entre alguns meses a pouco mais de um ano.
Para prever não só a duração como também para pré-visualizar o resultado final é sempre feito antes de se colocar o aparelho invisível um planeamento tridimensional do tratamento. Neste plano, poderemos ver a progressão e a posição dentária ao longo do tempo e saber exatamente os meses de tratamento. Assim, se o paciente for responsável e usar o aparelho invisível durante as 22 horas diárias necessárias, fizer as trocas de alinhadores de forma correta e comparecer às (poucas) consultas de controlo, obter-se-á o resultado desejado no tempo exato que foi planeado, sem atrasos.
VANTAGENS
É uma opção impercetível: a primeira e maior vantagem, como o próprio nome indica é, claro, o facto de esta ser uma opção invisível ou, pelo menos, muito menos notória que as convencionais, em interações sociais. Quem usa este tipo de aparelho costuma sentir-se mais confiante e à vontade durante o tratamento, do que aqueles que usam a opção mais tradicional com brackets e fios metálicos.
Corrige a estética dentária: tal como acontece com os aparelhos dentários fixos, esta opção também permite a correção da posição, alinhamento e nivelamento dentário melhorando não só a função e a saúde oral como também a estética, diminuindo a vergonha associada ao sorriso em situações sociais. Mas mesmo durante o tratamento, com esta opção, o paciente sente-se mais confortável e confiante em sorrir.
Facilita atividades diárias: o aparelho dentário convencional provoca frequentemente algum desconforto para os utilizadores, nomeadamente durante as refeições. O aparelho invisível é, no entanto, removível, podendo ser retirado nestas ocasiões. O paciente pode comer tranquilamente sem ter que se preocupar se, por exemplo, ficou com comida presa no aparelho.
É mais fácil de higienizar: quem já usou aparelho fixo tradicional conhece bem o desafio que é a higienização diária durante o tratamento ortodôntico. Uma vez que os alinhadores são removíveis, a higiene oral, em casa, é realizada da mesma forma de sempre, ou seja, pode realizar a escovagem, usar fio dentário ou escovilhões, sem a dificuldade acrescida de ter um aparelho fixo nos dentes. O aparelho invisível, retirado durante a higienização dentária, deve ser também ele higienizado.
Torna possível determinados tratamentos simultâneos: apesar de ser possível tratar problemas dentários e orais com qualquer uma das opções, certos procedimentos não são passíveis de ser realizados durante o tratamento ortodôntico com aparelho fixo. Mas ao contrário desta opção tradicional, o aparelho invisível permite que a pessoa faça outros tratamentos dentários sem complicações, como é o caso do branqueamento.
É uma opção mais confortável: além de ser facilitador dos momentos de refeição e higiene oral, este aparelho, dado o material em que é confecionado, também garante um maior conforto ao longo do dia e menos dor durante o tratamento. Além disso, por não possuir qualquer tipo de arame metálico, evita cortes e aftas nos tecidos e, por sua vez, menos inflamações.
O tratamento pode ser mais rápido: estes aparelhos que podem ser trocados com facilidade, sem necessidade de se dirigir ao dentista, em alguns casos, podem mesmo resultar num tratamento mais rápido do que com opções tradicionais.
Resultado previsível: a tecnologia dos alinhadores invisíveis permite logo à partida prever tanto o resultado final como o tempo de tratamento, no plano tridimensional que é realizado previamente. Usando os alinhadores o tempo diário necessário, chegará ao resultado desejado no tempo planeado, sem problemas ou atrasos.
DESVANTAGENS
Exige a colaboração do paciente: ao contrário dos aparelhos metálicos, os invisíveis exigem colaboração e responsabilidade por parte do paciente. Isto porque o paciente deve ter disciplina para usar o aparelho, no mínimo 22 horas diárias, – o facto de ser removível, nestes casos, pode ser uma desvantagem – e para o higienizar nos momentos adequados. Se a pessoa não colaborar, pode comprometer o sucesso do tratamento, resultando num período de tratamento maior ao que seria necessário.
É uma opção mais cara: os aparelhos transparentes por serem personalizados e produzidos especificamente para um determinado indivíduo, de uma forma geral, têm um custo mais elevado do que as opções metálicas. No entanto, o custo varia de marca para marca e de acordo com a complexidade do tratamento. Poderá sentir algum desconforto: esse desconforto, a acontecer, é devido à pressão exercida pelos alinhadores sobre os dentes por forma a movimentá-los progressivamente. Esta sensação tende a diminuir com o decorrer do tratamento
Numa fase inicial, poderá sentir dificuldades na dicção: no entanto, e tal como acontece com o desconforto mencionado no ponto anterior, a dificuldade irá diminuir rapidamente com a adaptação à presença dos alinhadores em boca.